ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uganda: governo visa incrementar a produção da lavoura até 2030

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Para aumentar sua participação no mercado cafeeiro mundial, o governo de Uganda, segundo maior produtor de café da África, anunciou um programa que visa incrementar a produção da lavoura até 2030. Tal acréscimo tem por objetivo quintuplicar a produção atual e atingir 20 milhões de sacas de 60 kg no referido ano.

Foto: Ivan Padovani/Café Editora
                                    Foto: Ivan Padovani/Café Editora

De acordo com dados do Relatório Internacional de Tendências do Café (Volume 6, número 10) de 30 de novembro de 2017, as novas políticas do governo de Uganda têm demonstrado resultados positivos. Na safra 2016/2017, por exemplo, o país exportou 4,2 milhões de sacas, desempenho 18% superior ao período anterior. O cenário está relacionado ao aumento da produtividade nas áreas que foram renovadas
No panorama mundial, o levantamento aponta que as exportações de café bateram recorde no ano cafeeiro 2016/2017 ao atingirem um volume equivalente a 122,45 milhões de sacas, aumento de 4,8% em relação ao ano cafeeiro 2015/2016. Com essas informações, pode-se afirmar que o mundo nunca exportou tanto café como recentemente. Brasil e Vietnã, maiores produtores e exportadores do mundo, no entanto, venderam menos para seus importadores de café, com quedas de 8,8% e 6,4%, respectivamente. 
Citando dados da Organização Internacional do Café (OIC), o relatório destaca, entre outras referências, que as exportações vietnamitas cresceram, em média, 5,5% ao ano nos últimos 15 anos, e que essa tendência deverá se manter daqui pra frente. E mais, que o bom desempenho obtido pela Colômbia confirma a recuperação da cafeicultura verificada no país em decorrência de muitas lavouras terem sido objeto de renovação.
O estudo ressalta também o fato da China estar desenvolvendo um novo modelo de cafeicultura, com apoio de uma grande empresa e subsídios governamentais, especificamente na província de Yunnan. Essa empresa arrenda a terra dos cafeicultores e depois os contrata para cuidar das lavouras, fornecendo mudas e assistência técnica gratuita, além de comprar os grãos por meio de um modelo próprio de precificação desenhado para proteger os produtores da volatilidade do mercado. Com essas medidas, a produção de café na China dobrou em cinco anos, chegando a 2,2 milhões de sacas em 2016/2017.

O Relatório Internacional de Tendências do Café - Publicado mensalmente, faz parte do plano de ação do projeto "Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira", do Consórcio Pesquisa Café. O projeto é financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem o objetivo de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor.

Para ler o material na íntegra clique aqui

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures