ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

4 pontos essenciais da propriedade que precisam ser considerados no plantio do café

EDUCAPOINT

EM 28/02/2020

2 MIN DE LEITURA

2
3

Inúmeros aspectos, como a escolha do terreno e localização do cafezal têm efeito na produtividade e qualidade do grão colhido. É importante conhecer os elementos e processos que interferem na planta jovem, e utilizar manejos para garantir o estabelecimento adequado da lavoura garantindo a máxima produção.

Além disso, existem algumas condições que precisam ser observadas na área de plantio do café dentro da propriedade. Essas são chamadas condições agronômicas e precisam ser adequadas ao plantio do café, pois isso facilita a implantação e o manejo futuro do cafezal. Como o café é uma cultura perene, é muito importante observar esses aspectos antes do plantio, pois a cultura durará muito tempo.

Os principais pontos a serem observados são:

1) Topografia

A topografia diz respeito ao declive do terreno, ou seja, se a área é mais plana ou ondulada, ou se é uma área montanhosa. Isso influirá diretamente na mecanização, do plantio à colheita. Consequentemente, isso acabará afetando o custo de produção do café. Locais com topografia mais plana facilitam a mecanização, possibilitando a ampliação da área.

Atualmente, na cafeicultura brasileira, existem cerca de 700 mil hectares de cafeicultura de montanha, em pequenas propriedades. Há também cerca de 1 milhão de cafeicultura do Cerrado, com topografia bem favoráveis. 

2) Vias de acesso

Essa questão é essencial para facilitar o transporte, que garante o acesso a insumos e o próprio transporte do café. Deve-se evitar plantar o café em áreas onde não há acesso ao transporte de tratores e automóveis. 

⇒ Quer aprender mais? Acesse o conteúdo completo do curso Plantio do café: práticas para formação do cafezal produtivo. O curso é dividido em parte 1 e parte 2. Você pode adquiri-las separadamente, ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis. Saiba como assinar.

3) Cobertura vegetal presente e uso anterior da área

A cobertura mais fácil de se plantar o café seria a existência de pasto nativo ou uma cultura anual. A existência de mata natural dificulta o processo, tanto por questões ambientais, como pelo alto custo do desmatamento. 

Deve-se evitar áreas com vegetação persistente, embora hoje em dia, com o uso de herbicidas, é possível contornar essa questão.

Dessa forma, propriedades que já possuem uma cobertura vegetal mais adequada para o plantio posterior de café têm maiores facilidades de manejo.

Deve-se, no entanto, atentar ao fato de que quando a cultura anterior é café, principalmente devido à possibilidade de infestação de pragas no solo, especialmente nematóides.. O ideal é dar um descanso de mais ou menos um ano, podendo nesse intervalo plantar milho, por exemplo. Mas nem sempre isso é possível. Dessa forma, a implantação de um cafezal após a retirada de outra plantação de café precisa ser feita com atenção voltada a isso, através do uso de variedades resistentes a nematóides ou através do controle das pragas, por meio de inseticidas, por exemplo.

4) Disponibilidade/proximidade de água

O ideal é que a água esteja próxima à propriedade, de preferência, disponível para fazer a pulverização ou irrigação. Esse é um fator estratégico para a localização da lavoura hoje em dia, principalmente se a propriedade está localizada em regiões de transição, chamadas de regiões marginais, onde a disponibilidade de água não está presente todos os anos. Se houver mais de 30% do tempo com disponibilidade crítica, é necessário pensar na irrigação do cafezal.
 

Mais informações:

 

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

WhatsApp (19) 99817- 4082

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EVALDO ARISTEU GONÇALVES DA SILVA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 02/08/2021

Temos atualmente plantas resistentes a baixas temperaturas, com isso e com bom estudo de solo será possível plantar café em Portugal ?
JOÃO LUIZ PEREIRA PEREIRA

MULUNGU - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/07/2020

Estamos iniciando o plantio de café araras em mulungu ce.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures